Postagens e Informações


A termelétrica será implantada numa área de 300 hectares, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e já possui licença de instalação, emitida em dezembro de 2006. O carvão será importado da Colômbia e de Moçambique.

Após a entrada em funcionamento, prevista para 2011, a usina a carvão irá produzir, numa primeira fase, 720 megawatts (MW). Numa segunda etapa, em que serão investidos cerca de US$ 733 milhões de dólares, a produção será aumentada em 360 MW. Quando entrar em operação, a termelétrica do Pecém criará 180 postos de trabalho formal e igual número de informais.

Recentemente, a Energias do Brasil e a MPX assinaram um contrato de engenharia com a Maire Engineering para a construção da usina.

O contrato, no valor total de US$ 935,9 milhões, prevê a entrada em operação de Pecém em dezembro de 2011. "No intuito de tentar adiantar o início da geração de caixa, o contrato prevê o pagamento de bonificação à Maire caso a mesma consiga acelerar a entrada em operação de Pecém", informou a Energias do Brasil.

Números do Projeto:

Produção - 720 megawatts (MW)

Investimento - 2,4 Bilhões de Reais

Entrada em Operação - Dezembro de 2012

Acompanhamento - LME (London Metal

 ShockMetais


Refinaria Premium I - Petrobrás - Bacabeira MA

A Petrobras e o Estado do Maranhão assinaram o Termo de Compromisso que tem por objeto a construção da Refinaria Premium I. Construída no Município de Bacabeira, a refinaria contará com faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados. Está projetada ainda para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade e também para produzir os seguintes derivados combustíveis: QAV, nafta petroquímica, GLP, bunker e coque.

Durante a fase de construção, que se inicia ainda em 2009, estima-se que serão gerados mais de 100 mil empregos, diretos, indiretos e por efeito renda. Com capacidade de processamento de 600 mil barris por dia, a Refinaria Premium I entrará em operação em duas fases, sendo a primeira, para 300 mil barris por dia, prevista para o segundo semestre de 2013. A segunda fase está prevista para 2015.

Após apresentar os principais números da refinaria e detalhar a complexidade daquela que vai ser uma das maiores do país e do mundo, voltada para a produção de diesel e outros produtos de alta qualidade, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, ressaltou a importância da união e da parceria dos governos municipais e estadual das regiões impactadas pelo empreendimento. "Será uma obra estruturante e importante para elevar o Maranhão a um novo status de estado economicamente forte e ativo no cenário nacional e mundial"; ressaltou Gabrielli.

A Petrobras espera, com este investimento, aumentar ainda mais os resultados de seus negócios, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico do País.

Principais números da Refinaria Premium

Local: Bacabeira (MA)
Capacidade: 600 mil barris por dia
Operação: Set/2013 e Set/2015 (duas fases)
Mercado: GLP, Nafta, Bunker, Coque, QAV e Diesel
Geração de empregos: Mais de 100 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.



Verde é LED


A tecnologia LED possui alta eficiência luminosa e longa vida útil, a partir de um semicondutor extremamente compacto. É verde porque possui um índice baixíssimo de consumo, já que uma lâmpada incandescente converte apenas 5% da energia em luz, já as de LED convertem até 40%. Além disso, as lâmpadas comuns tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000, enquanto a de LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto, ou seja, apenas em termos de durabilidade, uma lâmpada de LED já equivale em média a 50 lâmpadas comuns. Quanto menos lâmpadas trocadas, menos lixo gerado.

No Brasil ainda não existe legislação sobre o assunto, em alguns países o uso de lâmpadas incandescentes já é probido. Porém, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que busca regulamentar a utilização desse tipo de material, enquanto nenhuma lei é aprovada nós devemos continuar buscando formas mais econômicas, rentáveis e verdes para nos auxiliar na construção civil e arquitetura. Um grande exemplo no Brasil é a orla de Copacabana no Rio de Janeiro, que já conta com 4.000 LEDs instalados em 240 quiosques.

Emprego na Construção Civíl cresce 10,9%


Notícia animadora para todos da área, segundo pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo e pela FGV, foram 82.216 novas contratações, o que representa um aumento de 10,9%, comparado ao mesmo período de 2010.

Para o presidente da SindusCon de São Paulo "esta elevação nas contratações do setor reforça a estimativa de que o PIB da construção deverá crescer entre 5% e 6% neste ano."

O Sudeste do país concentrou 1,503 milhão, segundo registros datados até março. O Nordeste ficou na segunda posição, com 610.575 trabalhadores. E o restante distribuídos entre as regiões Sul(407.275), Centro-Oeste(220.844) e Norte(173.668).

Com isso, o total de trabalhadores com a carteira assinada na construção civíl atingiu 2,916 milhões em março.

O Minha Casa, Minha Vida e o crescimento da classe média brasileira ainda tem mantido o mercado imobiliário aquecido.

Portal da Copa 2014

O Portal 2014 é um veículo de informações concebido pela Editora Mandarim e pelo Sinaenco - Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia, para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil.
Somos um portal de informação e notícias, entretenimento e serviços, voltado para o público especializado na área de infraestrutura, principalmente arquitetos, engenheiros, construtores, empreendedores e gestores públicos.
Desde 2010, nossa atividade abriga conteúdos mais diversos, voltados ao público amplo, incluindo crianças e adolescentes.
O Portal 2014 é um espaço para difundir boas ideias que ajudem o país a encontrar o caminho para o sucesso.
Também não deixaremos de criticar as autoridades e organizações da sociedade quando suas posturas político-administrativas venham a atrasar ou a impedir o bom andamento dos preparativos para a Copa de 2014. Falamos de política, economia e negócios, infraestrutura, cultura, tecnologia e, claro, futebol.